Cidades
Justiça eleitoral acata ação do PMB e dá prazo até quarta (2) para defesa de candidatas do PSDB e PSOL
Resultado da ação pode anular votos das legendas e mudar composição da Casa de Herbene Melo

O juiz eleitoral André Geda, da 22ª Zona Eleitoral em Arapiraca, acatou a denúncia do Partido da Mulher Brasileira (PMB) em relação a irregularidades no preenchimento da cota de gênero nas chapas proporcionais do PSDB e do PSOL nas eleições municipais de 2024.
Em despacho datado da última sexta-feira (28), o magistrado solicita às candidatas que foram citadas na denúncia, que enviem para o órgão eleitoral as suas defesas e possíveis testemunhas, até esta quarta-feira (02).
O procedimento investigativo aberto na 22ª Zona vai investigar as situações de duas candidatas a vereadora por Arapiraca, uma pelo PSDB e outra pelo PSOL, que registraram candidatura na justiça e não realizaram nenhum ato de campanha, obtendo apenas 3 votos após a apuração das urnas.
Caso o magistrado entenda que as candidaturas foram fictícias e ocorreram apenas para preencher a cota de gênero, todos os votos obtidos pelas chapas do PSDB e do PSOL podem ser anulados, o que muda o cálculo final dos eleitos e a composição da Câmara de Vereadores de Arapiraca.
Com o recálculo, a chapa do MDB, que elegeu nove vereadores ao todo em 2024, perderia uma vaga; enquanto a chapa do PMB, que não elegeu nenhum vereador, teria o direito à vaga perdida pelos emedebistas.
Nona colocada na chapa, Jackeline Barbosa (MDB) perderia o mandato, e o ex-agente da SMTT de Arapiraca, Rodrigo José da Silva, ficaria com a vaga. Ele obteve 1.510 votos em outubro de 2024.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo
-
5FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense